Eventos ULBRA, XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
Estimulando Criticidade e Criatividade para Elaboração de um Mapa Entendida como uma Modelagem na qual os Estudantes Relacionam Conhecimentos de Geografia e Matemática
Cassio Luiz Vidigal, DALE WILLIAM BEAN

Última alteração: 27-11-2012

Resumo


Este artigo traz uma síntese de uma pesquisa em andamento sendo realizada com alunos do curso de Licenciatura em Geografia ao Instituto Federal de Minas Gerais – campus Ouro Preto. O propósito do trabalho é estudar, conhecer e propor atividades envolvendo modelagem (BEAN, 2003, 2007, 2009, no prelo) destacando a criticidade e a criatividade envolvidas com intuito que os alunos, após realizando uma sequência de atividades de modelagem de curta duração, construam mapas (modelos) do campus norteado pelos seus objetivos. A respeito do objetivo educacional, buscamos desenvolver olhar crítico em termos de modelos e a criatividade para construir próprios modelos. Fundamentamos em ideias de Ostrower (2010) enquanto o conceito de criatividade e para o aporte em termos de criticidade contextualizada em cartografia, apoiamos em ideias de Girardi (2008 e 2011). Pelas observações realizadas até agora, temos possibilitado um ambiente onde o estudante pode expor argumentos e exercer seu potencial criador.


Texto completo: PDF