Eventos ULBRA, XVI Encontro Brasileiro de Estudantes de Pós-Graduação em Educação Matemática

Tamanho da fonte: 
O uso de Atividades com-Calculadora-HP50g na Produção do Conhecimento Matemático
Madalena da Rocha Pietzsch, Mauricio Rosa

Última alteração: 26-11-2012

Resumo


O presente artigo descreve o projeto de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Luterana do Brasil – ULBRA – Canoas (RS) que busca investigar como acontece o processo de produção do conhecimento matemático quando são utilizadas atividades sobre funções trigonométricas cujo design foi específico em termos de uso de tecnologia. Ou seja, ao utilizar atividades-com-Calculadora-HP50g (atividades que não podem ser desenvolvidas sem o uso da Calculadora ou que são potencializadas por esse uso, conforme Rosa e Seibert (2010)) questionamos: de que forma os objetivos pedagógicos pensados para as atividades foram ou não cumpridos para o estudo de funções trigonométricas? Como a especificidade do design se mostra na realização das atividades e possível produção do conhecimento matemático? Quais potencialidades e limitações existem ao projetar atividades com a concepção de design utilizada? Assim, sendo essas atividades já elaboradas anteriormente, como parte da dissertação de mestrado de Nunes (2011), o qual investigou o próprio processo de desenvolvimento (design) dessas atividades por parte de um professor de matemática, estamos utilizando-as com um grupo de estudantes dos Cursos de Engenharia do Centro Universitário Luterano de Manaus, na disciplina de Cálculo I, para descrever o processo de produção do conhecimento matemático sobre funções trigonométricas. A proposta busca identificar indícios em torno da exploração das atividades-com-tecnologia que possam destacar a produção do conhecimento matemático em termos de ser-com , pensar-com e saber-fazer-com tecnologia (Rosa, 2008).


Texto completo: PDF