Papers
| Um Estudo sobre Contribuições de Noções de Topologia Geométrica para um Grupo de Mestrandos | |
| Erilúcia Souza da Silva |
| Mapeando as Pesquisas sobre Estágio Supervisionado em Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil | |
| Edinalva da Cruz Teixeira Sakai |
| Estágio Supervisionado: um Espaço de Apropriação do Planejamento como Elemento Organizador da Atividade Pedagógica | |
| Marta Silva |
| As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática em Recife e Região Metropolitana | |
| Leandro Ferreira Silva, Josinalva Estacio Menezes |
| O Professor como Produtor de Saberes na Ação Pedagógica | |
| Débora Cristina Santos |
| Tendências em Educação Matemática em alguns cursos de Licenciatura em Matemática | |
| Isis França Gonçalves Siebra |
| Crenças de Professores de Matemática sobre o Ensino da Álgebra, que Emergem a partir de suas Relações com os Livros Didáticos | |
| Cristiano Silva Anjos, Marcio Antonio Silva |
| Formação de Professores de Matemática: a relação do professor com saberes matemáticos e os conhecimentos mobilizados em suas práticas | |
| Itamar Miranda da Silva, Tadeu Oliver Gonçalves |
| Discutindo a Formação de Professores no Clube de Matemática | |
| Rafael Siqueira Silva, Wellington Lima Cedro |
| A História Oral como uma Abordagem Didático-Pedagógica na Disciplina Política Educacional Brasileira de um Curso de Licenciatura em Matemática | |
| Vinícius Sanches Tizzo, Heloisa da Silva |
| Formação de Professores dos Anos Iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar a introdução do conceito de fração. | |
| Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva |
| Processo de iniciação a docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar | |
| Danielli Ferreira Silva |
| Análise de Vídeos, uma Experiência em b-learning: formando a competência de “observar com sentido” | |
| Lucas Gabriel Seibert |
| Matemática Online e Pensamento Coletivo: uma Abordagem Expansiva para Análise de Dados | |
| Daise Lago Pereira Souto |
| Trigonometria no Triângulo Retângulo: um estudo com base nas situações didáticas e na construção de conceitos | |
| Paulo Roberto dos Santos, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
| Formação Continuada em Serviço e Integração da Lousa igital em Aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores | |
| Sérgio Freitas Carvalho, Suely Scherer |
| Uma Investigação sobre a Mobilização de Conhecimentos Matemáticos no Ensino de Física | |
| Reinaldo Rodrigues Silva, Cintia Aparecida Bento dos Santos |
| Contextualização no Ensino da Matemática: uma Análise de Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental | |
| Naiara Fonseca de Souza, Marilena Bittar |
| Um estudo com professores do Ensino Médio sobre Função Modular por meio de Resolução de Problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica | |
| Helena Tavares de Souza |
| As Operações com Números Naturais e Alunos em Dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental | |
| Natália Coelho Soares |
| Significados e Representações dos Números Racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM | |
| Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Maria Lins Santiago, Marcelo Câmara dos Santos |
| A Regra de Três e o Principio da Proporcionalidade | |
| Denivaldo Pantoja da Silva, Renato Borges Guerra |
| Um Estudo das Dissertações Brasileiras que Tratam dos Erros e Dificuldades dos Alunos no Ensino da Álgebra Elementar | |
| Sueli Prazeres Santos |
| Uma Experiência com Corrida de Carrinhos para o Aprendizado no 9º Ano do Ensino Fundamental | |
| Alessandra Fonseca Moreira dos Santos |
| Uso e Percepção das Tic por Professores de Ciências e Matemática do Ensino Médio de Escolas Particulares da Cidade de Campinas | |
| Luis Ricardo Sarti |
| Razão Áurea e aplicações: contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental | |
| Alexandre Souza, Maria do Carmo Vila |
| Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos na sala de aula | |
| Tarcisio Rocha Santos, Paula Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima |
| O Uso de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática a Distância: um estudo do Sistema UAB | |
| Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer |
| Formação para o Ensino da Estatística nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil | |
| Lucicleide Bezerra da Silva |
| A Passagem de Textos em Língua Materna para Expressões Aritméticas, Mediada pelo Uso de uma Calculadora | |
| Crislaine Aparecida Ribeiro Salomao |
| Buscando a Formação de Alunos Pesquisadores | |
| Daniela Cristina Schossler |
| Aspectos do Pensamento Algébrico Evidenciados por Estudantes do 6º Ano em Resoluções de Problemas Não Rotineiros | |
| Edilaine Pereira da Silva |
| Estudo do Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando a Formulação de Problemas Matemáticos | |
| Janaína Cardoso Silva |
| A utilização de Jogos no Estudo de Números e Operações no 2º Ano do Ensino Fundamental | |
| Thaís Coelho do Nascimento Silva |
| A Atividade de Reflexão no Desenvolvimento Profissional Docente e a Educação Matemática nos Anos Iniciais | |
| Diaine Susara Garcez Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes |
| Um Estudo da Representação de Triângulos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sob a Luz das Variáveis Didáticas e do Contrato Didático | |
| Amanda Barbosa Silva |
| O Ensino da Geometria para Alunos com Deficiência Visual | |
| Davi Cézar Silva |
| A Matemática na Bibliografia dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1937) | |
| Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva |
| Explorando a Arte da Cantaria nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto | |
| Dirceu Cenem dos Santos, Ana Cristina Ferreira |
| Um Olhar para os Números Inteiros Relativos com Vistas ao Ensino Fundamental I | |
| João Santos |
| Teoria e Prática em Geometria: encontros e desencontros | |
| Mirtes Pereira Souza, Vera Helena Giusti Souza |
| Aprendizagem Matemática de um sujeito com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari | |
| Tania Elisa Seibert |
| Teoremas-em-Ação Elaborados por Alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre Ângulos | |
| Leonor W. P. Silveira |
| O Currículo de Matemática do Ensino Médio Integrado Profissional: produção de sentidos e significados | |
| Anderson Martins Corrêa, Marcio Antonio Silva |
| Revisão do Bloco “Explorando Números” por meio de Respostas de Alunos do Proeja-Ifes | |
| André Vicente Salazar |
| Aulas de Matemática e a Integração do Laptop no Ensino da Álgebra | |
| Fernanda Elisbão Silva de Souza |
| Diálogo entre as TIC e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de Matemática: função do 1º grau | |
| Elen Priscila Stivam |
| Textos Matemáticos: produção de problemas multiplicativos por alunos do 4º ano do ensino fundamental | |
| Josenir Rodrigues Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa |
| Laboratório de Informática: alegria em tê-lo, desafios e dificuldades em usá-lo | |
| Marconi Coelho Santos, Abigail Fregni Lins |
| Diferentes Mídias em Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: identificando possibilidades para aprendizagem do Teorema de Pitágoras | |
| Pollyanna Fiorizio Sette, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi |
| O Relatório de Reflexão Sobre os Erros Cometidos em Prova Escrita de Matemática como Estímulo à Metacognição | |
| André Gustavo Silva |
| O Papel de um Software em uma Abordagem Pedagógica para Alunos de Biologia: transformando limitações em possibilidades | |
| Débora da Silva Soares |
| Modelagem Matemática: relatos de professores de matemática do município de Curitiba | |
| Angela Afonsina Souza Barbosa |
| Desenvolvimento do Perfil Investigador na Formação do Licenciando em Matemática | |
| Celina Amelia Silva |
| Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais em Avaliações Externas | |
| Rosivaldo Severino Santos, Tânia Maria Mendonça Campos |
| Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática Sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica | |
| Nilson de Matos Silva |
| Do Paradoxo de Zenão aos Sentidos e Significados de Conceitos Matemáticos | |
| Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Michael Friedrich Otte |
| O Método Investigativo Peirceano: uma Possibilidade para a Compreensão e Construção de Conhecimentos Matemáticos | |
| Jesaías Souza |
| Modelagem Matemática e Funções no Ensino Médio: uma proposta de ensino | |
| Marcio Alexandre Siqueira, Marcio Alexandre Siqueira |
| Uma Investigação Sobre o Ensino de Matemática no processo de nacionalização do ensino em São Mateus do Sul, Paraná | |
| Rosane Sousa Staniszewski |
| A Matemática da Pintura: análise de uma proposta de ensino desenvolvida em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG) | |
| Alessandra Pereira Silva, Ana Cristina Ferreira |
| A Matemática da Pedagogia e as Disciplinas Complementos de Matemática e Estatística Educacional | |
| Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Wagner Rodrigues Valente |
| Apropriações do Movimento Escolanovista para o ensino da Matemática em Escolas Normais | |
| Adauto Douglas Parré, Maria Célia Leme da Silva |
| A Formação pelo Método: materiais didáticos para ensinar Matemática na formação do professor do ensino primário em Santa Catarina | |
| Rosangela Kirst Silveira, Claudia Regina Flores, David Antonio da Costa |
| História da Educação Matemática de Mato Grosso: a trajetória do Ensino de Matemática no Município de Juara/MT nas décadas de 70 a 80 do século XX a partir da Escola Estadual Oscar Soares | |
| Reginaldo José Santos |
| Formação de Professores dos Anos Iniciais: (re)construção de conceitos de geometria plana com o software Klogo | |
| Luana Quadrini, Suely Scherer |
| Estilos de Aprendizagem e Materiais Didáticos nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: novas perspectivas de ensino | |
| Isaías Pessoa Silva |
| Conhecimento Profissional Docente Sobre o Campo Aditivo: uma investigação em um processo formativo | |
| Valdir Amancio Valdir, Angelica da Fontoura Garcia Silva |