Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Papers

Qual Formação de Professores de Matemática que Objetivamos? A Cyberformação Semipresencial como Possibilidade de (Trans)Formação PDF
Vinícius Pazuch, Maurício Rosa
Professores de Matemática e a Educação Inclusiva: uma reflexão usando memoriais de formação PDF
Fernanda Malinosky C. Rosa, Ivete Maria Baraldi
Práticas Pedagógicas e seus Objetos de Pesquisa: um estudo de caso dos Professores Mestres do PPGECM da UEPB PDF
Edna Cristina Ferreira, Abigail Fregni Lins
Formação de Professores em um Contexto de Investigação Colaborativa sobre as Interações Sociais entre Alunos para Aprender Matemática PDF
Lineia Ruiz Trivilin
As Concepções sobre Geometrias de um Grupo de Professores de Matemática PDF
Karla Aparecida Lovis
Os Materiais Curriculares Educativos sob a Ótica dos Professores de Matemática PDF
Wagner Ribeiro Aguiar
Análise dos Conhecimentos Algébricos de Professores de Matemática. PDF
Felipe Augusto Pereira Vasconcelos Santos e Oliveira
Trajetórias de Professoras dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental em uma Comunidade de Prática PDF
Marcia Cristina Nagy, Marcia Cristina de Costa Trindade Cyrino
Um Estudo sobre Contribuições de Noções de Topologia Geométrica para um Grupo de Mestrandos PDF
Erilúcia Souza da Silva
A Possibilidade de Práticas de Formação Continuada em Matemática nos Grupos de Discussão com Professoras dos Anos Iniciais PDF
Marjorie Samira Ferreira Bolognani
Um Estudo sobre Empreendimentos de uma Comunidade de Prática de Professores de Matemática na Busca de Aprender e Ensinar Frações PDF
Márcio Roberto Rocha
Mapeando as Pesquisas sobre Estágio Supervisionado em Matemática nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil PDF
Edinalva da Cruz Teixeira Sakai
Caminhos para uma Educação Crítica: o caso do curso de Edificações do PROEJA/Ifes - Vitória PDF
Maria Glória Medici de Oliveira, Maria Auxiliadora Vilela Paiva
Educação Matemática e Educação do Campo: um enfoque na articulação entre o ensino da matemática em escolas do campo e a produção campesina local PDF
Aldinete Silvino Lima
Educação Financeira: Uma Pesquisa Documental Crítica PDF
Reginaldo Ramos Ramos de Britto
Vivenciando Objetos de Aprendizagem na Perspectiva da Aprendizagem Significativa: contribuições para o desenvolvimento profissional do Professor de Matemática PDF
Verônica de Oliveira Lopes
Conhecimentos Profissionais de Professores de Matemática no Contexto de uma Comunidade de Prática: negociações a Respeito do Pensamento Proporcional PDF
Laís Maria Costa Pires de Oliveira
Conhecimento Profissional do Professor para o Trabalho com Álgebra na Escola Básica, na Perspectiva do Processo de Formação do Professor de Matemática PDF
Maria Cristina Costa Ferreira, Maria Manuela Martins Soares David
Estágio Supervisionado: um Espaço de Apropriação do Planejamento como Elemento Organizador da Atividade Pedagógica PDF
Marta Silva
As Tecnologias da Informação e Comunicação na Formação Inicial de Professores de Matemática em Recife e Região Metropolitana PDF
Leandro Ferreira Silva, Josinalva Estacio Menezes
Campo Multiplicativo das Operações, alternativas para o trabalho docente PDF
Paula Aguiar da Silva
O Professor como Produtor de Saberes na Ação Pedagógica PDF
Débora Cristina Santos
Formação Inicial de Professores de Matemática: mapeando as pesquisas produzidas na região Centro-Oeste do Brasil, a partir de 2005 PDF
Rogers Barros de Paula
A Formação Matemática de Professores Primários: um olhar sobre a Escola Normal de Campo Grande PDF
Ana Carolina de Siqueira Ribas dos Reis, Luzia Aparecida de Souza
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID): um Olhar a Partir das Narrativas (Auto)biográficas dos ex-Bolsistas da UNESP-Rio Claro PDF
Ana Cláudia Molina Zaqueu
O Pibid na Formação Inicial do Professor de Matemática PDF
Anna Christina Alcoforado Corrêa
Tendências em Educação Matemática em alguns cursos de Licenciatura em Matemática PDF
Isis França Gonçalves Siebra
A aprendizagem de professores de Matemática em grupos colaborativos PDF
Thiago Lucena
Crenças de Professores de Matemática sobre o Ensino da Álgebra, que Emergem a partir de suas Relações com os Livros Didáticos PDF
Cristiano Silva Anjos, Marcio Antonio Silva
Sentidos e Significados Epistemológicos de Jogos e Materiais Concretos no Ensino de Matemática PDF
Simone Maria Chalub Bandeira Bezerra, Maria Clara Silva Forsberg
As Políticas educacionais do estado do Paraná no Período de 2003 a 2010 e o Desenvolvimento Profissional dos Professores de Matemática PDF
Susimeire Vivien Rosotti Andrade, Regina Maria Pavanello
Formação de Professores de Matemática: a relação do professor com saberes matemáticos e os conhecimentos mobilizados em suas práticas PDF
Itamar Miranda da Silva, Tadeu Oliver Gonçalves
Formação Continuada nos Anos iniciais do Ensino Fundamental: a compreensão da Combinatória a partir dos significados, invariantes e representações PDF
Adryanne Maria Rodrigues Barreto de Assis, Cristiane Azevêdos dos Santos Pessoa
Orientações Pedagógicas em Campo Grande: um olhar sob o manual Metodologia do Ensino Primário PDF
Carlos Souza Pardim
Discutindo a Formação de Professores no Clube de Matemática PDF
Rafael Siqueira Silva, Wellington Lima Cedro
O Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática em um Processo de Formação Continuada em Ambientes Colaborativos PDF
Nilra Jane Filgueira Bezerra, Maria Clara Silva Forsberg
Professores Polivalentes: relação pessoal e profissional com a Matemática PDF
Jamille Mineo Carvalho de Magalhães
A História Oral como uma Abordagem Didático-Pedagógica na Disciplina Política Educacional Brasileira de um Curso de Licenciatura em Matemática PDF
Vinícius Sanches Tizzo, Heloisa da Silva
Narrativas sobre a prática de ensino de Matemática de professores dos anos iniciais do ensino fundamental PDF
Washington Campos Marques
Um Método de Pesquisa para a Análise de Narrativas de Professores de Matemática Sobre Seus Enfrentamentos Cotidianos PDF
Anderson Afonso
Formação de Professores dos Anos Iniciais: conhecimento profissional docente ao explorar a introdução do conceito de fração. pdf
Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Angélica da Fontoura Garcia Silva
O Movimento de Aprendizagem Docente por Professoras dos Anos Iniciais que Ensinam Matemática PDF
Edilaine Aguiar Martins, Regina Célia Grando
O Egresso do Curso de Licenciatura em Matemática do CESC/UEMA e o Exercício da Docência PDF
Lélia Oliveira Cruz, Arno Bayer
Processo de iniciação a docência de professores de Matemática: olhares de egressos do PIBID/UFSCar PDF
Danielli Ferreira Silva
Análise de Vídeos, uma Experiência em b-learning: formando a competência de “observar com sentido” PDF
Lucas Gabriel Seibert
Exploração de Resolução de Problemas na Formação Continuada PDF
Rosilene Inês König, Maria Madalena Dullius, Silvana Neumann Martins
Pró-Letramento: da Formação Matemática à Prática Pedagógica PDF
Adriane Elisa Dombrowski
Formação Continuada de Professores Polivalentes: reflexões sobre a Prática Docente de Geometria PDF
Joelma Fatima Torrel Mattei
Conhecimentos Mobilizados e Construídos por Professores de Matemática na Relação com Livro Didático PDF
Shirlei Paschoalin Furoni
Desenvolvimento Profissional e Pensamento Probabilístico: estudo do Processo Vivido por um Grupo de Professores de Matemática de Conselheiro Lafaiete (MG) PDF
Fernanda Monteiro de Castro Rezende
Cenários para Investigação na Formação de Professores de Matemática PDF
Raquel Milani
A Filosofia de Trabalho do Professor de Matemática: influências e Contribuições no Processo de Ensino Aprendizagem na Região Norte do Brasil PDF
Rossiter Ambrósio dos Santos, Yuri Nicoti Epósito
Formação de Professores que Ensinam Matemática: sobre a (re) construção da prática quando ensina de geometria PDF
Jac Oliveira Gomes
A Forma-ação do Professor que Ensina Matemática nos Anos Iniciais: um projeto de pesquisa PDF
Nelem Orlovski
A Influência das Etapas de Escolha e das Representações Simbólicas na Resolução de Problemas Combinatórios por Estudantes do 5º Ano do Ensino Fundamental PDF
Danielle Avanço Vega Pontes
Práticas Pedagógicas para o Ensino do Conceito de Número: intuição, escolanovismo e matemática moderna na escola primária PDF
Nara Vilma Lima Pinheiro
Cyberformação: uma proposta em consonância com a m-learning PDF
Solange Mussato, Maurício Rosa
Avaliação de Software Educativo: analisando possibilidades e limites do Tinkerplots na interpretação de gráficos PDF
Siquele Carvalho Campêlo
Um Ambiente Colaborativo a Distância:licenciandos dialogando sobre os infinitos PDF
Dora Soraia Kindel
Espaço de Aprendizagem Digital da Matemática: o aprender a aprender por cooperação PDF
Aline Silva De Bona, Léa da Cruz Fagundes, Marcus Vinicius de Azevedo Basso
Conteúdos Estatísticos Abordados em um Ambiente Online PDF
Maria Teresa Zampieri
As TIC nas Aulas de Matemática: uma experiência de Formação Continuada e suas implicações na prática pedagógica de alguns professores da escola pública do Paraná PDF
Cristiane Rodrigues de Jesus
Matemática Online e Pensamento Coletivo: uma Abordagem Expansiva para Análise de Dados PDF
Daise Lago Pereira Souto
O Ensino da Combinatória por meio da Construção de Árvores de Possibilidades com e sem o uso do software Diagramas de Árbol PDF
Juliana Azevedo, Rute Elizabete de Souza Rosa Borba
Educação Matemática Financeira: construção do conceito de moeda nos últimos anos do ensino fundamental público PDF
Gustavo Perini Amaral
Potencialidades do uso de Objetos de Aprendizagem nas Lousas Digitais no Ensino de Matemática PDF
Sheila Afornali Depiné
Matemática e Informática como Jogos de Linguagem na Aprendizagem de Função Quadrática PDF
Luciano Augusto Melo
O Ensino da Regra de Sinais para a Multiplicação: desafios e possibilidades PDF
Selma Felisbino Hillesheim, Méricles Thadeu Moretti
Trigonometria no Triângulo Retângulo: um estudo com base nas situações didáticas e na construção de conceitos PDF
Paulo Roberto dos Santos, Cintia Aparecida Bento dos Santos
A Contextualização do Ensino-Aprendizagem da Matemática em uma Escola Comunitária Rural no município de Colatina, Estado do Espírito Santo PDF
Cidimar Andreatta, Antonio Henrique Pinto
Construção de Um Software Edducacional Para o Ensino da Matemática e Seu Impacto Social na Produção de Conhecimentos PDF
Carolina Soares Ramos
Formação Continuada em Serviço e Integração da Lousa igital em Aulas de Matemática: Ações e reflexões de um grupo de professores PDF
Sérgio Freitas Carvalho, Suely Scherer
Construção e Utilização de Vídeos Digitais para a Organização de Modelos Mentais durante o Estudo de Sistemas de Equações Lineares PDF
Valdinei Cezar Cardoso, Samuel Rocha de Oliveira
Da Formação de Um Grupo à Observação na Escola: desafios e possibilidades da utilização de metodologias diferenciadas PDF
Lucila Cortiano Zotto Albuquerque
Tecnologias da Informação e Comunicação nas Aulas de Matemática do Ensino Básico PDF
Tiago Giorgetti Chinellato
Uma Investigação sobre a Mobilização de Conhecimentos Matemáticos no Ensino de Física PDF
Reinaldo Rodrigues Silva, Cintia Aparecida Bento dos Santos
A Educação Financeira na Educação de Jovens e Adultos PDF
Amanda Fabri Resende
Conhecimentos Geométricos e Algébricos a partir da Construção de Fractais com o uso do software Geogebra PDF
Teresinha Aparecida Faccio Padilha, Maria Madalena Dullius, Marli Teresinha Quartieri
A Inclusão do Deficiente Visual no Ensino de Matemática: um estudo das experiências existentes no ensino básico do Estado de São Paulo PDF
Lucas Ramos Lourenço
Os Pensamentos Narrativo e Lógico Científico na Resolução de Problemas no Ensino Fundamental I PDF
Caroline Adjane Fiore, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão
O Estudo de Funções com Auxílio de um Ambiente Computacional PDF
Patricia Felipe
As narrativas das dinâmicas praxeológicas na construção do conhecimento didático de professores de matemática PDF
Flávio Nazareno Araujo Mesquita, Renato Borges Guerra
Tecnologias Digitais e Formação Continuada de Professores de Matemática em EaD: interações em ambientes virtuais de aprendizagem PDF
Agnaldo de Oliveira
O Ensino e a Aprendizagem de Epressões Algébricas por Meio de Resolução de Problemas PDF
Andreza Goulart
Educação Matemática e Recursos Computacionais: um estudo etnomatemático PDF
Elisângela Isabel Nicaretta
Abordagem dos números inteiros na 8a classe à luz da teoria dos registros de representação semiótica:um estudo em escolas da cidade de Quelimane, Moçambique PDF
Geraldo Vernijo Deixa
O Diálogo na Educação Matemática a Distância: reflexões sobre o Design Instrucional PDF
José Mário Costa Junior, Rony Claúdio de Oliveira Freitas
Contextualização no Ensino da Matemática: uma Análise de Livros Didáticos dos Anos Finais do Ensino Fundamental PDF
Naiara Fonseca de Souza, Marilena Bittar
O Ensino de Geometria Plana e Espacial: uma experiência da prática pedagógica de uma professora indígena PDF
Cintia Melo dos Santos
Estudo inicial sobre a Formação de Professores de Matemática que atuam em cursos oferecidos na modalidade de Educação a Distância PDF
Teresa Cristina Mate Calvo, Rony Cláudio Oliveira Freitas
Alunos da Educação Básica Explorando Estratégias Diferenciadas na Resolução de Problemas Matemáticos PDF
Virginia Furlanetto, Maria Madalena Dullius
A Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação nas aulas de Matemática na Perspectiva da Educação Matemática Crítica PDF
Marcio Bennemann
Robótica na Sala de Aula de Matemática: os estudantes aprendem matemática? PDF
Elisa Friedrich Martins
As Contribuições da Teoria da Atividade no Ensino de Funções com o uso do Laptop Educacional PDF
Rodrigo Lacerda Carvalho, Marcilia Chagas Barreto
Um estudo com professores do Ensino Médio sobre Função Modular por meio de Resolução de Problemas utilizando o software GeoGebra como estratégia pedagógica PDF
Helena Tavares de Souza
As Operações com Números Naturais e Alunos em Dificuldades do 8º ano do Ensino Fundamental PDF
Natália Coelho Soares
Significados e Representações dos Números Racionais abordados no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM PDF
Fernanda Andréa Fernandes Silva, Mônica Maria Lins Santiago, Marcelo Câmara dos Santos
Um Estudo da Apropriação do Software Superlogo por Acadêmicos de um Curso de Pedagogia para o Ensino de Matemática PDF
katiane de moraes Rocha, Marilena Bittar
A Regra de Três e o Principio da Proporcionalidade PDF
Denivaldo Pantoja da Silva, Renato Borges Guerra
Uso de Role Playing Games como Recurso Didático para Aprendizagem em Matemática PDF
Rodrigo Orestes Feijó
Um Estudo das Dissertações Brasileiras que Tratam dos Erros e Dificuldades dos Alunos no Ensino da Álgebra Elementar PDF
Sueli Prazeres Santos
Uma Sequência idática Para estudos de Recuperação com o Conteúdo de Frações Utilizando as Tecnologias de Informação e Comunicação PDF
Alexandre Branco Monteiro, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Uma Experiência com Corrida de Carrinhos para o Aprendizado no 9º Ano do Ensino Fundamental PDF
Alessandra Fonseca Moreira dos Santos
Ensino Aprendizagem do Conceito de Função Através da Metodologia de Resolução de Problemas PDF
Jefferson Dagmar Pessoa Brandão, Silvanio Andrade
Uso e Percepção das Tic por Professores de Ciências e Matemática do Ensino Médio de Escolas Particulares da Cidade de Campinas PDF
Luis Ricardo Sarti
Utilizando Problemas Lógicos e Situações Problemas no Ensino de Matemática Via Ambiente de Aprendizagem Virtual. PDF
Eduardo Meliga Pompermayer
Contribuições do GeoGebra e do M³ para um Estudo sobre Pirâmides PDF
Ana Paula Barros
Uma Abordagem Investigativa do Pensamento Algébrico em uma Turma 9º ano do Ensino Fundamental PDF
Murillo Preto Cardoso Junior
Cenários de Investigação em Probabilidade e Estatística: contribuições para o Desenvolvimento do Senso Crítico de Alunos do 9o ano do Ensino Fundamental PDF
Flávia Márcia Cruz Moreira
A Compreensão do Conceito de Volume como Grandeza no Ensino Médio PDF
Ana Paula Nunes Braz Figueiredo
A Geometria no Ensino Fundamental II: utilizando conceitos da Astronomia como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem PDF
Marcelo Ferreira Paiva
Razão Áurea e aplicações: contribuições para a aprendizagem de proporcionalidade de alunos do 9º ano do ensino fundamental PDF
Alexandre Souza, Maria do Carmo Vila
Mankala Colhe Três: jogando e explorando conhecimentos matemáticos na sala de aula PDF
Tarcisio Rocha Santos, Paula Baltar Bellemain, Paulo Figueiredo Lima
Contação de Histórias: abrindo possibilidades de expressão PDF
Bruno Henrique Labriola Misse
Trigonometria no Triângulo Retângulo: o aluno construindo o conhecimento PDF
Luciano André Carvalho Reis
O Uso de Tecnologias Digitais na Formação Inicial de Professores de Matemática a Distância: um estudo do Sistema UAB PDF
Frederico Fonseca Fernandes, Suely Scherer
Álgebra Linear a Distância para Licenciandos em Química: análise de um Curso Oferecido no Modelo UAB PDF
Wallace Nascimento Pinto
O Quiz como Facilitador do Desenvolvimento do Raciocínio Lógico-Matemático e suas Relações com a Motivação dos Estudantes PDF
David Paolini Develly, Maria Alice V. F. de Souza
Estatística: uma proposta de formação continuada para professores de matemática do ensino fundamental e médio PDF
Renata da Silva Dessbesel
Ensino de Aprendizagem de Probabilidade através da Metodologia de Resolução de Problemas PDF
Stefane Layana Gaffuri
Professores Polivalentes Desenvolvendo suas Concepções sobre Amostra com o Auxílio do Software TinkerPlots PDF
Maria Niedja Pereira Martins, Carlos Eduardo Ferreira Monteiro
Aprendendo a Ser Professor: a Organização do Ensino de Matemática através de Atividades Orientadoras de Ensino PDF
Simone Pozebon
A Metodologia da Resolução de Problemas e o Ensino de Estatística no Nono Ano do Ensino Fundamental PDF
Glaucia Vargas, Eleni Bisognin
Formação para o Ensino da Estatística nos Cursos de Licenciatura em Matemática no Brasil PDF
Lucicleide Bezerra da Silva
As Cores da Estocástica na Infância a Partir da Formação Contínua de Professores que Ensinam Matemática PDF
Debora de Oliveira
Estatística e o Tema Transversal Meio Ambiente PDF
Karine Melo
Atitudes em Relação à Estatística e sua Influência na Escolha Profissional dos Alunos Concluintes do Ensino Médio PDF
Cristiane Evangelista
Recuperação de Conteúdos: uma sequência didática com uso das Tecnologias da Informação e Comunicação sobre equações de 1º grau PDF
Andrielly Viana Lemos, Carmen Teresa Kaiber
Ensinando e Aprendendo Análise Combinatória através da Leitura e Resolução de Problemas e da Construção de Enunciados PDF
Tereza Raquel Couto de Lima, Dimas Felipe de Miranda
Procedimentos de Resolução de Alunos de 5º ano do Ensino Fundamental em Relação a Problemas de Estruturas Multiplicativas PDF
Mariana Lemes de O. Zaran, Cintia Aparecida Bento dos Santos
Matemática nos Anos Iniciais: relatos e reflexões PDF
Maria Angela Minatel
Saberes e Competências Necessárias para a Prática Pedagógica Comprometida com a Aprendizagem de Matemática em Tempos de Inclusão: uma experiência de investigação – formação na Amazônia PDF
Salete Maria Chalub Bandeira, Evandro Ghedin
Metacognição na Aprendizagem dos Números Racionais: um olhar sobre o livro didático de matemática do 6° ano. PDF
Alexandre Marcelino Lucena
Ideias e compreensões essenciais ao ensino-aprendizagem de funções e a resolução de problemas PDF
Ledevande Martins da Silva
Os Efeitos da Formação Continuada em Matemática na Prática Docente do Professor das Séries Iniciais PDF
Sueli Fanizzi
Programação Linear no Ensino Básico PDF
Tiago Vencato Martins, Luisa Rodriguez Doering
A Passagem de Textos em Língua Materna para Expressões Aritméticas, Mediada pelo Uso de uma Calculadora PDF
Crislaine Aparecida Ribeiro Salomao
O Aluno Surdo, um Cidadão Bilingue: um olhar para a aprendizagem da geometria. PDF
Cristina Polito
Marcas da Divisão: um estudo de caso sobre a aprendizagem da operação de divisão no 4º ano do Ensino Fundamental PDF
Michele dos Santos Ferreira
Buscando a Formação de Alunos Pesquisadores PDF
Daniela Cristina Schossler
O Processo de Leitura e Escrita, Mediado Pela Tecnologia, nas Aulas de Matemática do Ensino Médio PDF
Martha Regina Egea Kleine, Celi Espasandin Lopes
Aspectos do Pensamento Algébrico Evidenciados por Estudantes do 6º Ano em Resoluções de Problemas Não Rotineiros PDF
Edilaine Pereira da Silva
Estudo do Cálculo Integral em Volumes de Figuras Sólidas Utilizando a Formulação de Problemas Matemáticos PDF
Janaína Cardoso Silva
O Quadro Valor de Lugar, a Teoria dos Registros de Representações Semióticas e o Sistema de Numeração Decimal: o que sabem os futuros pedagogos? PDF
Renato Carneiro da Siva, Paulo Meireles Barguil
A utilização de Jogos no Estudo de Números e Operações no 2º Ano do Ensino Fundamental PDF
Thaís Coelho do Nascimento Silva
O dispositivo: Educação de Jovens e Adultos PDF
Simone Moura Queiroz
A Atividade de Reflexão no Desenvolvimento Profissional Docente e a Educação Matemática nos Anos Iniciais PDF
Diaine Susara Garcez Silva, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Função polinomial do 2º grau: uma proposta de abordagem para a conversão entre o registro algébrico e o gráfico PDF
Edmar Fernandes Madeira
Um Estudo da Representação de Triângulos nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental Sob a Luz das Variáveis Didáticas e do Contrato Didático PDF
Amanda Barbosa Silva
Utilizando a História da Matemática no Ensino do Desenho Geométrico: analisando algumas potencialidades da História da Matemática no ensino e aprendizagem desta disciplina. PDF
Evandro Alexandre da Silva Costa
O Ensino da Geometria para Alunos com Deficiência Visual PDF
Davi Cézar Silva
A Matemática na Bibliografia dos Programas de Ensino do Instituto de Educação de São Paulo e Rio de Janeiro (1932-1937) PDF
Denis Herbert de Almeida, Maria Célia Leme da Silva
Estado da Arte das Teses e Dissertações Relacionando Educação Matemática e Educação de Jovens e Adultos: panorama de 10 anos da pesquisa brasileira pós DCNs para a EJA PDF
Emerson da Silva Ribeiro, Marta Maria Pontin Darsie
Formação de Professores que Ensinam Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: o Caso das Professoras do CLUMAT PDF
Halana Garcez Borowsky Vaz, Anemari Roesler Luersen Vieira Lopes
Inserindo a Cultura Africana nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 6º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Betim (MG) PDF
Fabiana Pereira Oliveira
Estruturas Aditivas: uma análise das propostas de esquemas contidas em diferentes coleções de materiais didáticos para os anos iniciais PDF
Mayara Maia Esteves, Maria Elisa Esteves Lopes Galvão
Explorando a Arte da Cantaria nas Aulas de Matemática: um estudo com alunos do 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública de Ouro Preto PDF
Dirceu Cenem dos Santos, Ana Cristina Ferreira
Primeiros Pensamentos sobre Educação Inclusiva e Educação Matemática: um trabalho colaborativo com professores da Rede Pública de Aroeiras PDF
Andréa Andrade Moura, Abigail Fregni Lins
Um Olhar para os Números Inteiros Relativos com Vistas ao Ensino Fundamental I PDF
João Santos
Por que Ensinar Geometria nos Anos Inicias do Ensino Fundamental? PDF
Wagner Aguilera Manoel
O Efeito Anamorfose e a Educação Matemática: primeiros apontamentos PDF
Liliane Silveira Medeiros, Cláudia Regina Flores
Uma engenharia didática para ensino de Combinatória PDF
Ricardo Rodrigues Chilela
O Ensino e Aprendizagem da Geometria Analítica e os Registros de Representação Semiótica PDF
Joseide Justin Dallemole, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Teoria e Prática em Geometria: encontros e desencontros PDF
Mirtes Pereira Souza, Vera Helena Giusti Souza
Temas Interdisciplinares para o desenvolvimento do Currículo de Matemática no Ensino Médio PDF
Clarissa de Assis Olgin
O Ensino de Adição e Subtração dos Números Naturais: uma análise de livros didáticos dos anos iniciais PDF
Danielly Regina Kaspary dos Anjos, Marilena Bittar
Aprendizagem Matemática de um sujeito com Espinha Bífida e Síndrome de Arnold Chiari PDF
Tania Elisa Seibert
Modos de ser educador matemático no espaço hipermídico PDF
Flavio de souza coelho
A Práxis Pedagógica de um Professor Deficiente Visual: o ensino de álgebra em um curso de licenciatura em matemática PDF
Paloma Miranda Gonçalves
A Resolução de Problemas nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental: algumas estratégias de ensino PDF
Ana Carolina Faustino
Futuros Professores Aprendendo Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental PDF
Laura Pippi Fraga
Teoremas-em-Ação Elaborados por Alunos do 2º Ano do Ensino Médio sobre Ângulos PDF
Leonor W. P. Silveira
O Background e o Foreground de Alunos Jovens e Adultos de um Curso Técnico Integrado PDF
Alex Jordane
A Transposição Didática do Conceito De Função: abordando o processo ensino-aprendizagem dentro de uma visão crítica PDF
Edson Alkimim, MARIA AUXILIADORA VILELA PAIVA
O Currículo de Matemática do Ensino Médio Integrado Profissional: produção de sentidos e significados PDF
Anderson Martins Corrêa, Marcio Antonio Silva
Construindo Significados para o Logaritmo no Contexto de Modelos Referente aos Abalos Sísmicos PDF
Augusto Venâncio
Revisão do Bloco “Explorando Números” por meio de Respostas de Alunos do Proeja-Ifes PDF
André Vicente Salazar
Equações Diofantinas Lineares: uma proposta para o ensino médio PDF
Bianca Herreira Capilheira, Luisa Rodriguez Doering
Aulas de Matemática e a Integração do Laptop no Ensino da Álgebra PDF
Fernanda Elisbão Silva de Souza
A articulação entre os números e as operações, as grandezas e o pensamento geométrico nas Obras dos Acervos Complementares 2010 PDF
Andréa Paula Monteiro de Lima, Rosinalda Aurora de Melo Teles
Diálogo entre as TIC e a Proposta Curricular do Estado de São Paulo de Matemática: função do 1º grau PDF
Elen Priscila Stivam
O Grau de Dificuldade das Questões de Matemática nas Provas do ENEM, suas Influências no Currículo do Ensino Médio e sua Importância como meio de Acesso ao Ensino Superior PDF
Márcio Deleprani
Considerações sobre o Ensino de Geometria: uma proposta didática com o ambiente LOGO pdf
Flávia de Ávila Pereira
Análise da Abordagem de Volume em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Médio PDF
Leonardo Bernardo de Morais
Textos Matemáticos: produção de problemas multiplicativos por alunos do 4º ano do ensino fundamental PDF
Josenir Rodrigues Silva, Cristiane Azevêdo dos Santos Pessoa
Laboratório de Informática: alegria em tê-lo, desafios e dificuldades em usá-lo pdf
Marconi Coelho Santos, Abigail Fregni Lins
Observações sobre a Prática de Alunos Surdos e suas Estratégias ao se Apropriarem de Materiais Didáticos Concretos e/ou Virtuais Voltados para a Aprendizagem da Geometria PDF
Fernanda Bittencourt Menezes Rocha
Diferentes Mídias em Aulas de Matemática do Ensino Fundamental: identificando possibilidades para aprendizagem do Teorema de Pitágoras PDF
Pollyanna Fiorizio Sette, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi
Um Estudo sobre Semelhança com Alunas do 3º Ano do Ensino Médio da Modalidade Normal através do Aplicativo GeoGebra PDF
Juliana Paula Correia, Kátia Maria de Medeiros
Investigando o potencial de ambientes virtuais de aprendizagem e Screencasts na aprendizagem de funções de duas ou mais variáveis em cursos de Engenharia a distância PDF
Sandro Salles Gonçalves
Educação Matemática e Interdisciplinaridade na UFABC PDF
Eliane Cristina da Silva Nascimento
O Lugar do Vídeo no Discurso Multimodal na Sala de Aula Matemática: o Ponto de Vista dos Alunos PDF
Nilton Silveira Domingues
O Processo de Apropriação de Conhecimentos Matemáticos por Alunos Cegos: um Estudo de Caso PDF
Osmar Antônio Cerva Filho
Objetos de Aprendizagem no Ensino da Matemática: uma proposta pedagógica PDF
Anágela Cristina Morete Felix
Um Estudo sobre os Déficits de Aprendizagem Matemática dos Alunos Ingressantes no Curso Superior PDF
Wilson de Jesus Masola
Os Saberes dos Futuros Professores do Curso de Licenciatura em Matemática em Relação à Geometria Espacial PDF
Eliza Maria Baptistella Lima, Cintia Aparecida Bento dos Santos
A Mediação da Tecnologia para a Construção do Conhecimento Matemático acerca de Funções de Várias Variáveis PDF
Fabio Luiz Oliveira, Regina Helena de Oliveira Lino Franchi
Ensino Médio: uma análise do currículo de matemática sob a perspectiva ontosemiótica PDF
Luísa Silva Andrade
Pensamento Matemático Avançado: um estudo a respeito de transformações lineares PDF
Alessandra Senes Marins
Uma Proposta para o Ensino de Função do 1º grau Articulando os Campos Algébrico e Geométrico PDF
Páblo Carcheski de Queiroz, Marilena Bittar
Possíveis Contribuições de Objetos de Objetos de Aprendizagem para o Ensino de Geometria PDF
Renata Ercilia Mendes Nifoci, Celina Abar
A FORMAÇÃO EM GEOMETRIA EUCLIDIANA NAS LICENCIATURAS EM MATEMÁTICA ESTADUAIS DE SÃO PAULO PDF
Gilmer Jacinto Peres
O SuperLogo como Ferramenta para o Ensino de Geometria. PDF
Silvio Brito Marcelino
O Relatório de Reflexão Sobre os Erros Cometidos em Prova Escrita de Matemática como Estímulo à Metacognição PDF
André Gustavo Silva
Processos do Pensamento Matemático Avançado Evidenciados em Produções Escritas das Questões do Enade por Graduandos em Matemática PDF
Laís Cristina Viel Gereti
O Aluno com Baixo Desempenho e a Avaliação em Matemática: representações e sentidos PDF
Maria Joseane Teixeira
Intervenções sobre a própria prática: utilizando o blog como recurso didático em sala de aula de Matemática PDF
Nadia Helena Braga
As Diversas Possibilidades de Representações Matemáticas: considerações sobre o seu uso no ensino e na aprendizagem PDF
Mariana Moran Moran Barroso
A Expressão no Ciberespaço: experiências vividas com a Matemática PDF
Miliam Juliana Alves Ferreira
Visualização em Geometria PDF
Camila Molina Palles
Utilizando a Modelagem Matemática no Processo de Ensino para a Aprendizagem de Matemática no 9º Ano do Ensino Fundamental: um estudo sob uma perspectiva sócio-crítica de Educação Matemática PDF
Laércio Conceição Pedrosa Nogueira
Construção e Interpretação de Gráficos com o Uso de Softwares no Ensino de Cálculo: trabalhando com imagens conceituais relacionadas a derivadas de funções reais PDF
Márcio Augusto Ricaldoni
Mapas Conceituais Digitais para o Ensino e Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral PDF
Naíma Soltau Ferrão, Ana Lúcia Manrique
Modelagem Matemática Gráfica: motivação para estudar geometria PDF
Nara Silvia Zukauskas
O Papel de um Software em uma Abordagem Pedagógica para Alunos de Biologia: transformando limitações em possibilidades PDF
Débora da Silva Soares
Um Panorama da Aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral: a perspectiva de David Tall PDF
Marcio Vieira Almeida
Ensino e Aprendizagem do Cálculo na Engenharia: um mapeamento das publicações nos COBENGEs PDF
Eloiza Gomes
A Participação dos Alunos em “Cenários para Investigação” com Modelagem Matemática: fatores que influenciam a “aceitação do convite” PDF
Neil da Rocha Canedo Jr, Marco Aurélio Kistemann Junior
Uma proposta de ensino para o conceito de derivada pdf
Douglas Paes Mação
Modelagem Matemática: relatos de professores de matemática do município de Curitiba PDF
Angela Afonsina Souza Barbosa
Atividades Investigativas Centradas no Estudo de Funções: exploração de conceitos do Cálculo PDF
Rieuse Lopes Pinto
Uma proposta para o ensino de Modelagem Matemática no curso de licenciatura em matemática da UEPB PDF
Érick Macedo Carvalho, Rômulo Marinho do Rêgo
Uso de Ferramentas de Apoio ao Ensino e Aprendizagem de Matemática PDF
Luciana Caroline Kilpp Fernandes, Maria Madalena Dullius
Concepções Metodológicas para o uso de Jogos Digitais Educacionais nas Práticas Pedagógicas de Matemática no Ensino Fundamental PDF
Cristian Douglas Poeta
Estimulando Criticidade e Criatividade para Elaboração de um Mapa Entendida como uma Modelagem na qual os Estudantes Relacionam Conhecimentos de Geografia e Matemática PDF
Cassio Luiz Vidigal, DALE WILLIAM BEAN
As Tintas das Práticas Avaliativas de Professores de Matemática em Turmas de Ensino Médio PDF
Célia Maria Espasandin Lopes, Celi Espasandin Lopes
Uma Investigação a Respeito dos Enunciados das Questões de Provas de Matemática dos 6º e 7º Anos do Ensino Fundamental PDF
Ademir Pereira Junior
Episódios da Correção de uma Prova de Matemática PDF
Marco Gonzalez Moraes
Desenvolvimento do Perfil Investigador na Formação do Licenciando em Matemática PDF
Celina Amelia Silva
Cenários para Investigação Matemática como Atividade: possibilidades de sintonia entre motivo e objeto PDF
Edmilson Minoru Torisu
Explicitação e Análise de Conhecimentos Matemáticos PDF
Patrícia Lima Tôrres
Implicações da Concepção Prático-utilitarista da Matemática PDF
Evandro dos Santos Paiva Feio
A Interação da Modelação com as TIC: uma análise no interesse dos estudantes em aprender matemática PDF
Alexandre Leiria Machado
Avaliação e Análise de Erros como Oportunidade de Aprendizagem PDF
Adriana Quimentão Passos
Análise das Estratégias Utilizadas pelos Alunos da Educação Básica na Resolução de Questões sobre Números Racionais em Avaliações Externas PDF
Rosivaldo Severino Santos, Tânia Maria Mendonça Campos
Uma Perspectiva Fenomenológica da Educação Matemática no Brasil PDF
Jamur Andre Venturin
Avaliação: ponte, escada ou obstáculo? Saberes dos Licenciandos em Matemática Sobre Práticas Avaliativas em Sala de Aula da Escola Básica PDF
Nilson de Matos Silva
Do Paradoxo de Zenão aos Sentidos e Significados de Conceitos Matemáticos PDF
Lúcia Cristina Silveira Monteiro, Michael Friedrich Otte
Um Olhar para o Processo de Matematizar de Alunos do Ensino Fundamental II PDF
Rodrigo Camarinho de Oliveira
Conceito de Simetria em Livros Didáticos de Matemática para o Ensino Fundamental PDF
Cláudio Roberto Cavalcanti da Fonseca
Modelagem Matemática e Tecnologias de Informação no Ensino de Funções: Considerações Sobre a Pesquisa de Campo Realizada PDF
Neuber Silva Ferreira
Uma terapia filosófica da expressão Projeto Minerva: para outros modos de realizar uma revisão de literatura PDF
Thiago Pedro Pinto
Prova em Fases e Formação de Professores que Ensinam Matemática PDF
Magna Natalia Marin Pires, Regina Luzia Corio de Buriasco
O Método Investigativo Peirceano: uma Possibilidade para a Compreensão e Construção de Conhecimentos Matemáticos PDF
Jesaías Souza
Práticas Algébricas no Contexto da Modelagem Matemática: um Olhar Histórico-Cultural PDF
Fabian Balvin
Modelagem Matemática e Funções no Ensino Médio: uma proposta de ensino PDF
Marcio Alexandre Siqueira, Marcio Alexandre Siqueira
O Letramento Profissional do Professor de Matemática PDF
Jane Carmem Magalhães
Educação matemática, Letramentos e Surdez: um Diálogo Necessário PDF
Maria Dolores Martins da Cunha Coutinho
Administração de uma Propriedade Agropecuária: uma proposta de ensino através da modelagem matemática PDF
Thiago Troina Melendez
Um projeto de Leibniz: a criação de uma língua universal PDF
Carmen Rosane Pinto Franzon
Uma Investigação Sobre o Ensino de Matemática no processo de nacionalização do ensino em São Mateus do Sul, Paraná PDF
Rosane Sousa Staniszewski
Histórias sobre a Formação de Professores de Matemática no Estado de Mato Grosso do Sul PDF
Carla Regina Mariano da Silva
A Matemática da Pintura: análise de uma proposta de ensino desenvolvida em uma classe do 9º ano do Ensino Fundamental em Belo Horizonte (MG) PDF
Alessandra Pereira Silva, Ana Cristina Ferreira
A Matemática da Pedagogia e as Disciplinas Complementos de Matemática e Estatística Educacional PDF
Martha Raíssa Iane Santana da Silva, Wagner Rodrigues Valente
Reflexões Iniciais Acerca da Circulação das Obras de Dewey e Thorndike e a Educação Matemática PDF
Rafaela Silva Rabelo
A Resolução de Problemas na Escola Primária em Tempos de Escolanovismo PDF
Wellington Pereira das Virgens
A História da Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Rondônia em Ji-Paraná: uma trajetória permeada por permanências e rupturas PDF
Marlos Gomes de Albuquerque, José Luiz Magalhães de Freitas
A Matemática Moderna e o Ginásio Vocacional “Oswaldo Aranha”: seus agentes e suas relações PDF
Mário Eduardo Marques Fernandes
Apropriações do Movimento Escolanovista para o ensino da Matemática em Escolas Normais pdf
Adauto Douglas Parré, Maria Célia Leme da Silva
A Emergência da Educação Matemática enquanto Campo de Pesquisa Autônomo e Jogos Discursivos Bélicos PDF
Julio Faria Corrêa
Simetria de Reflexão: uma situação de aprendizagem colaborativa à distância PDF
Mirella Cysneiros
O Ensino dos Números Complexos numa Perspectiva Histórica: de Tartaglia ao Uso das TICs PDF
Cláudia Rosana Caldeira
A Formação pelo Método: materiais didáticos para ensinar Matemática na formação do professor do ensino primário em Santa Catarina PDF
Rosangela Kirst Silveira, Claudia Regina Flores, David Antonio da Costa
História da Educação Matemática de Mato Grosso: a trajetória do Ensino de Matemática no Município de Juara/MT nas décadas de 70 a 80 do século XX a partir da Escola Estadual Oscar Soares PDF
Reginaldo José Santos
Representação Semiótica no Plano Cartesiano: estudo do trânsito entre registros de representações matemáticas PDF
Afranio Austregesilo Thiel
O Ensino da Matemática nas Escolas Luteranas no Início da Colonização Alemã no Rio Grande do Sul PDF
Malcus Cassiano Kuhn
Investigando o Ensino da Geometria nos Anos Iniciais da Educação Básica, a Partir de um Processo de Formação Continuada PDF
Maria Elaine dos Santos Soares
A Educação Matemática nas Escolas Jesuítas na Região Sul do Brasil nos Séculos XIX e XX PDF
Silvio Luiz Martins Britto
A formação cultural do professor de matemática na Universidade Federal de Goiás: um estudo caso em diferentes contextos de formação PDF
Barcelos Souza Barcelos Souza
Projetos de Trabalho: uma proposta para o ensino de Matemática PDF
Valmir Ninow
Uma Abordagem Histórica das Anomalias e o Desenvolvimento da Compreensão Matemática no Campo da Geometria Não-Euclidiana. PDF
Anna Karla Silva do Nascimento
Aliança entre História da Matemática e o Uso de Softwares: levantamento dos trabalhos apresentados em eventos de educação matemática PDF
José Damião Souza de Oliveira
A Geometria do Curso Primário e a Pedagogia da Escola Ativa PDF
Claudia Regina Boen Frizzarini
Geometria: identificando as vertentes norteadoras das práticas no Ensino Fundamental PDF
Vanderlei Adriano Petry
Leitura, Interpretação e a Resolução de Problemas em Matemática no Contexto do Exame Nacional do Ensino Médio PDF
Vânia Gomes da Silva Ribeiro
A Presentificação da Cyberformação na Prática do Professor de Matemática Online: aspectos teóricos PDF
Lucas Vanini
Grandeza Tempo: convergência entre Atividades de Livros Didáticos para Alfabetização Matemática e Documentos Curriculares Oficiais Brasileiros PDF
Julia Calheiros Cartela de Araujo, Rosinalda Aurora de Melo Teles
O uso de Atividades com-Calculadora-HP50g na Produção do Conhecimento Matemático PDF
Madalena da Rocha Pietzsch, Mauricio Rosa
Instrumentos Virtuais de Desenho e a Argumentação em Geometria PDF
Fábio Luiz Fontes Martins
As Práticas de Ensino de Matemática da Escola Municipal Agrícola de Rio Claro: narrativas e crônicas das experiências de gestores e professores de Matemática no período de 1986 a 2006 PDF
Edna Sakon Banin
Sobre a Produção de Significados dos Alunos do Curso de Administração na Disciplina Matemática Financeira PDF
Dejair Frank Barroso
Aprendizagem Significativa de Equações do 1o Grau: um estudo de caso com alunos do sétimo ano do Ensino Fundamental PDF
Viviane Beatriz Hummes
Delineamento da pesquisa: professores do Ensino Fundamental - multiplicação e divisão de números racionais. PDF
Mariana Campioni Morone Cardoso
Formação de Professores dos Anos Iniciais: (re)construção de conceitos de geometria plana com o software Klogo PDF
Luana Quadrini, Suely Scherer
Conhecimento Profissional Docente: o caso das estruturas multiplicativas PDF
Edvonete de Souza Alencar
Aulas de Matemática: e o comprometimento do aluno? PDF
Lenice Mirandola da Rocha
Os trabalhos nos Encontros Nacionais de Educação Matemática da Sociedade Brasileira de Matemática e Educação Ambiental no Período de 2001-2010 PDF
Wilson Santana Cunha
Estilos de Aprendizagem e Materiais Didáticos nos Cursos de Licenciatura em Matemática a Distância: novas perspectivas de ensino PDF
Isaías Pessoa Silva
Conhecimento Profissional Docente Sobre o Campo Aditivo: uma investigação em um processo formativo PDF
Valdir Amancio Valdir, Angelica da Fontoura Garcia Silva
Concepções de Professores Formadores sobre o Uso da História da Matemática nos Cursos de Formação de Professores de Matemática PDF
Alexsandro Coelho Alencar, Rômulo Marinho do Rêgo
Uma Análise da Abordagem da Área de Figuras Planas no Guia de Estudo do Projovem Urbano sob a Ótica da Teoria Antropológica do Didático PDF
Dierson Dierson Carvalho
A criação de alegorias de carnaval: das relações entre modelagem matemática, etnomatemática e cognição PDF
Zulma Elizabete de Freitas Madruga
Modelagem Matemática Gráfica: estímulo ao senso criativo de estudantes do Ensino Fundamental PDF
Elisa Maria Almeida Brites
Educação Estatística na Formação Profissional do Professor de Matemática na Universidade PDF
Márcia Rodrigues Luiz da Silva
História da Matemática como Instrumento Didático para Aprendizagem do Conceito da Grandeza e de Medida de Área no Quinto Ano do Ensino Fundamental PDF
Edilene Simões Costa Dos Santos
As práticas de si no contexto da Educação Matemática PDF
Michela Tuchapesk da Silva Tuchapesk
Formação dos Professores de Licenciatura em Matemática da UFGD : um olhar a partir da historiografia PDF
Cintia Togura Faoro
Design Instrucional de um Aplicativo para a M-Learning no contexto da Educação Matemática: o processo PDF
Fabiana Alves Diniz de Moura, Maurício Rosa
Matemática no Ensino Médio e o Novo ENEM: estudo em escolas públicas estaduais de Boa Vista-RR PDF
José Augusto Ximenes Neto, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
Sobre a Produção de Significados e a Tomada de Decisão de Indivíduos-consumidores PDF
Marco Aurélio Kistemann