Apresentações e Autores


Sobrenome A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z Toda(o)s
Modalidade:
 

Aportes teóricos sobre currículo de Matemática

CRIPTOGRAFIA E MATRIZES: UMA POSSIBILIDADE PARA O ENSINO MÉDIO PDF
Bárbara Elisa Kranz, Clarissa de Assis Olgin
PENSANDO UM TIPO DE ENSINO PROPOSTO PELA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA CRÍTICA EM UMA ABORDAGEM FOUCAULTIANA PDF
Júlio César Gomes de Oliveira, Marcio Antonio da Silva
O ESTÍMULO AO PENSAMENTO ALGÉBRICO: UMA METANÁLISE PDF
Adriana Camejo Silva, Daniela de Souza Garcia Amodio Pereira
Os temas geradores, o território e seus desdobramentos nos currículos de matemática PDF
Júlio César Augusto do Valle
QUESTÕES DE CLASSE, GÊNERO E ÉTNICO-RACIAIS: O QUE O CURRÍCULO DE MATEMÁTICA TEM A VER COM ISSO? PDF
Ricardo Gomes Assunção, Marcio Antonio da Silva
DESENVOLVIMENTO CURRICULAR A PARTIR DOS ESTUDOS DE AULA (LESSON STUDY) PDF
Luzielli Franceschi, Adriana Richit

Comparações entre currículos de Matemática

PROBABILIDADE NOS PRIMEIROS ANOS ESCOLARES: ESTUDO COMPARATIVO DOS CURRÍCULOS PROPOSTOS PELA ESPANHA E PELO BRASIL A PARTIR DO NCTM PDF
Clarissa Coragem Ballejo
A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS CURSOS DE LICENCIATURA EM MATEMÁTICA DA UNIVERSIDADE ESTADUAL PAULISTA - UNESP PDF
Andrei Luís Berres Hartmann, Marcus Vinicius Maltempi
A GEOMETRIA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA ANÁLISE DE REFERENCIAIS CURRICULARES DE ESCOLAS PÚBLICAS EM RELAÇÃO À BNCC PDF
Miriam Ferrazza Heck, Carmen Tereza Kaiber
AS RELAÇÕES DO CONTEXTO HISTÓRICO BRASILEIRO NO CURRÍCULO ESCOLAR: UM ESTUDO A PARTIR DA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA EM UM CURSO TÉCNICO NA CIDADE DE NOVO HAMBURGO/RS (1967 – 1983). PDF
Fernando Rosso, Arno Bayer
COMBINATÓRIA NOS ANOS FINAIS: O CURRÍCULO PRESCRITO PRÉ E PÓS BNCC PDF
Ewellen Tenório de Lima
O COMPONENTE CURRICULAR DE MATEMÁTICA A PARTIR DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA ANOS INICIAIS: AVANÇOS E RETROCESSOS PDF
Santa Otani

Implementação curricular em Matemática

EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E TECNOLOGIAS DIGITAIS: ATIVIDADES LÚDICAS COM O SOFTWARE JCLIC PDF
Joseane Marques Flores, Thais dos Santos Amaral, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
AS TECNOLOGIAS DIGITAIS E OS VOLUME DE SÓLIDOS DE REVOLUÇÃO PDF
Marília da Costa, Clarissa de Assis Olgin
METODOLOGIA DE ENSINO SALA DE AULA INVERTIDA: UMA REVISÃO DA LITERATURA PDF
Elson Luciano Weber, Clarissa de Assis Olgin
PRÁTICAS CULTURAIS E JOGOS DE LINGUAGEM: A ETNOMATEMÁTICA COMO MÉTODO DE PESQUISA E ENSINO PARA O DESENVOLVENDO DE ALGUMAS COMPETÊNCIAS PREVISTAS NA BNCC PDF
Isabel Cristina Machado de Lara, Valdirene Teixeira Flor Viana
A (RE)FORMULAÇÃO E RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS ABERTOS COM A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS E A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA FINANCEIRA PDF
Fabiane Fischer Figueiredo, Leandro Antonio Recalcati, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
O DESIGN DE PROBLEMAS COM O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA OS ALUNOS COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL PDF
Fabiane Fischer Figueiredo
OS POLIEDROS DE PLATÃO E OS ELEMENTOS DO UNIVERSO: UMA PROPOSTA DE ENSINO NO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO PDF
BRUNO DA SILVA OLIVEIRA, ISABEL CRISTINA MACHADO DE LARA
LITERACIAS E EDUCAÇÃO: UM DIÁLOGO NECESSÁRIO PARA A FORMAÇÃO DO CIDADÃO DO SÉCULO XXI PDF
José Ricardo Ledur, Renato Pires dos Santos
MODELAGEM MATEMÁTICA: CONTRIBUIÇÕES PARA A APRENDIZAGEM EM SITUAÇÕES-PROBLEMA EMPRESARIAIS NO ENSINO SUPERIOR PDF
Arrigo Fontana, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PRIMEIROS PASSOS EM ESTATÍSTICA PARA ALUNOS DOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA UTILIZAREM EM UM PROJETO DE PESQUISA ESCOLAR PDF
Cristiano Cardozo Dória, Luciana Neves Nunes

Currículo e formação de professores

FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA EM CONTEXTO DE REFORMA CURRICULAR: A PRODUÇÃO DAS ÚLTIMAS CINCO EDIÇÕES DO ENEM, SIPEM E FNCM PDF
Flavio Augusto Leite Taveira
CONHECIMENTO CONSIDERADO PODEROSO NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
GREYCE DOS SANTOS RODRIGUES, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
PERCEPÇÕES DE ESTUDANTES DE MATEMÁTICA E DE PEDAGOGIA: A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA INCLUSIVA EM UM CASO DE SÍNDROME DE DOWN E MOYAMOYA PDF
Marina Andrades Felipe
FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E O ENSINO DE FRAÇÕES NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Diovana Guerra Simões, Clarissa de Assis Olgin
SEGUNDA LICENCIATURA EM MATEMÁTICA: UMA NOVA OPORTUNIDADE PARA A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PDF
Diego de Vargas Matos
METODOLOGIAS E PRÁTICAS PARA O ENSINO DE MATEMÁTICA EM UM DIÁLOGO ENTRE A BNCC E A FORMAÇÃO DOCENTE – A EXPERIÊNCIA DE JAGUARIAÍVA-PR PDF
Helcio Padilha Soares Padilha Junior, Ellen Camila Ferreira
O CONHECIMENTO DO PROFESSOR QUE ENSINA MATEMÁTICA EM CURSOS DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA: UMA PROPOSTA DE CATEGORIZAÇÃO TOMANDO COMO REFERÊNCIA O CURRÍCULO PDF
Fabiana Santos Cotrim
ATIVIDADES PRÁTICAS DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DOS ANOS INICIAIS PDF
Ana Paula Krein Muller, Marli Teresinha Quartieri
A MATEMÁTICA NO E DO CAMPO: um relato de experiência da disciplina de matemática básica do curso de Licenciatura em Educação do Campo – CNM PDF
CAROLINA ARANHA
BNCC, CURRÍCULO E ENSINO DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS: REFLEXÕES E INQUIETAÇÕES DOCENTES PDF
Sônia Elisa Marchi Gonzatti, Ieda Maria Giongo, Márcia Jussara Hepp Rehfeldt, Marli Teresinha Quartieri
DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS SOBRE DISPUTAS DOCENTES NO TERRITÓRIO DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA PDF
Cleber Dias da Costa Neto, Victor Giraldo
A FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA, UMA NECESSIDADE PARA OS TEMPOS ATUAIS PDF
BRUNA MARIELI REINHEIMER, CLARISSA DE ASSIS OLGIN
A COMPETÊNCIA DE OBSERVAR COM SENTIDO: APLICADA A TEMÁTICA EQUAÇÕES NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Fabiana Caldeira Damasco, CLAUDIA LISETE OLIVEIRA GROENWALD
PERSPECTIVAS DE DOCENTES SOBRE AS “GRADES E TRANCAS” QUE TENSIONAM OS CURRÍCULOS NA EJA PDF
FRANCISCO JOSIMAR RICARDO XAVIER, ADRIANO VARGAS FREITAS, JÚLIO CÉSAR DE MOURA DIAS

Relações de professores de Matemática com materiais curriculares

A TRIGONOMETRIA NO CURSO TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DA PARAÍBA- IFPB- CONTRIBUIÇÕES DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA. PDF
Antonio Resende Gutemberg
TECNOLOGIAS ASSISTIVAS E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: ADAPTAÇÃO DE MATERIAIS PARA O ENSINO DE CONCEITOS MATEMÁTICOS A ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL PDF
Maria Adelina Raupp Sganzerla, Marlis Geller
A TEMÁTICA DERIVADAS NO ENSINO SUPERIOR: SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA COMO PRÁTICA EDUCATIVA PDF
Jonata Souza dos Santos, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
OBJETO EDUCACIONAL DIGITAL–GEOE: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL PDF
Danielle dos Santos Rodrigues, Carmen Teresa Kaiber
INSERÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS NAS AULAS DE MATEMÁTICA PARA RESOLVER TAREFAS MATEMÁTICAS PDF
Charlani Ferreira Batista Rafael, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
DESEMPENHO DE ESTUDANTES DO 6º ANO NA RESOLUÇÃO DE QUESTÕES DA PROVA BRASIL CONSIDERANDO OS NÍVEIS DE DEMANDA COGNITIVAS DAS TAREFAS PDF
Anderson Ribeiro Souza, Hian Melo Aragao, Charlani Ferreira Batista Rafael

Interdisciplinaridade

AS RELAÇÕES INTRADISCIPLINARES E INTERDISCIPLINARES REPRESENTADAS EM TEXTOS DE MATERIAIS CURRICULARES EDUCATIVOS PDF
REINALDO FEIO LIMA
FESTMAT - Festival da Matemática do Colégio Pedro II PDF
Maria Helena Monteiro Mendes Baccar, Luciana Santos da Silva Martino, Renato de Carvalho Alves, Priscila Belota de Almeida
INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Dirlene Melo Santa Maria
INDICADORES SOCIAIS E AMBIENTAIS: UMA PROPOSTA DE ABORDAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL PDF
Dirlene Melo Santa Maria, Greiciane Gubert da Silva, Neida Teresinha da Silva, Rossano André Dal Farra
Currículo, Matemática e a Música: a relação entre a escola e a cultura PDF
Lucas Teixeira da Silva, Claudia Lisete de Oliveira Groenwald
ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL SOB UMA PERSPECTIVA INTERDISCIPLINAR PDF
Débora Luana Kurz
UMA REFLEXÃO TEÓRICA SOBRE HABILIDADES PARA A LITERACIA DIGITAL EM UM CURRÍCULO VOLTADO ÀS TECNOLOGIAS PDF
Fernanda Schuck Sápiras, Arno Bayer

Organização curricular e didática da Matemática

Estatística no Ensino Fundamental na Perspectiva da Educação Estatística Crítica PDF
Malcus Cassiano Kuhn
Geometria nos anos iniciais do Ensino Fundamental PDF
Malcus Cassiano Kuhn
A multiplicação nos anos iniciais do Ensino Fundamental PDF
Malcus Cassiano Kuhn
O currículo no cotidiano de uma turma da Educação de Jovens e Adultos PDF
Marluce Albring Coutinho, Elisabete Zardo Búrigo
ENSINO DE NÚMEROS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE FILOGENÉTICA PDF
Priscila Monte Alegre Martins, Adriana Camejo da Silva Aroma
Recursos Didáticos para um ambiente inovador de aprendizagem em educação Matemática para os anos finais do Ensino Fundamental PDF
Elen Klimeck Brauner, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
CÁLCULO NO ENSINO MÉDIO: HISTÓRICO E PERSPECTIVAS PDF
Débora Marília Hauenstein, Guilherme Porto
A ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA NOS DOCUMENTOS CURRICULARES BRASILEIROS: UMA PERSPECTIVA ALGÉBRICA PDF
Adriana Camejo Silva, Thaty Garcia Annechini
SEQUÊNCIA DIDÁTICA ELETRÔNICA PARA A CONSOLIDAÇÃO DO PENSAMENTO ARITMÉTICO PDF
Rosemary Carlesso, Claudia Lisete Oliveira Groenwald
O USO DO CINEMA NAS AULAS DE MATEMÁTICA POSSIBILITADO PELA RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS PDF
Diego de Vargas Matos, Isabel Cristina Machado de Lara
Currículo de Matemática e as Aulas Remotas: um breve olhar para o trabalho do professor mediante os desafios que surgiram com a pandemia em 2020 PDF
Mateus Dauã de Morais

Currículo de Matemática e políticas públicas

A IMPLEMENTAÇÃO DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA REDE MUNICIPAL DE SÃO LEOPOLDO PDF
Luiz Fernando da Silva
A IMPLANTAÇÃO DOS CICLOS DE FORMAÇÃO NA REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE PORTO ALEGRE PDF
Alexandre Ausani Huff, Arno Bayer
AS ABORDAGENS DOS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE NÚMERO RACIONAL PRESENTES NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR PDF
Stephanie da Silva Trindade, Elisabete Zardo Burigo
O CURRÍCULO OCULTO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA PDF
Nilza Machado, Elenilton Godoy
UMA PROPOSTA DE OPERACIONALIZAÇÃO DA LEGISLAÇÃO SOBRE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PDF
Diego de Vargas Matos
Adaptações curriculares em Matemática para uma aluna com Síndrome de Jacobsen PDF
Ana Paula de Souza Colling, Marlise Geller
TEORIA DOS CONJUNTOS NO CURRÍCULO DAS PRIMEIRAS SÉRIES DO ENSINO DE 1º GRAU DO RIO GRANDE DO SUL DE 1972 PDF
Nícolas Giovani Rosa, Elisabete Zardo Búrigo
ENSINO REMOTO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: ESPAÇO DE ESCUTA, TROCA E RESSIGNIFICAÇÕES PDF
Bruna Santos de Souza
ENSINO DE GEOMETRIA ESPACIAL E AS TECNOLOGIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA COMPARAÇÃO DOS PCN E A BNCC PDF
Eduardo Vinicius Costa, Agostinho Iaqchan Ryokiti Homa

Pôster

Simulação Virtual das Propriedades das Parábolas como Estratégia Didática na Formação de Professores PDF
Vinicius Carvalho Beck, Liane Blank Schneider, Deiviti Gustavo Moreira de Candia
Educação Financeira no Ensino: uma revisão de literatura na plataforma da Capes de 2010 a 2018 PDF
Lucca Castro Ramos Antunes, Clarissa de Assis Olgin
As Tecnologias Digitais na Formação de Professores de Matemática no Rio Grande do Sul PDF
Vinicius Carvalho Beck
EDUCAÇÃO FINANCEIRA NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: DOS LIVROS DIDÁTICOS AO POWERPOINT PDF
Clarissa de Assis Olgin, Carolina de Moura, Thamirys Soares Navarro, Kimberlyn Richesky Bastos
UM OLHAR NA IMPLANTAÇÃO DO CURRÍCULO DE MATEMÁTICA NA PROPOSTA DO NOVOTEC INTEGRADO DA ESCOLA TÉCNICA DO GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO PDF
CLAUDEMIR MONTEIRO LIMA, Deise Aparecida Peralta


Licença Creative Commons
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 .